Sábado, 19 de Janeiro de 2019

 

 
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CASES DE SUCESSO
 
1. SIM é possível
  Nesta semana o jornal Sala Vip inicia uma série de matérias abordando uma visão mais subjetiva da história de empreendedores de sucesso. Para esta primeira edição, convidamos o palestrante e treinador comportamental Jô Furlan para comentar os segredos da superação de Alberto Saraiva, fundador do Habibs.
2. Sem ESTACIONAR o empreendedorismo
  A história de Helio Cerqueira, de microempresário a presidente da maior rede de estacionamentos da América Latina.
 
> Saraiva em frente a mais uma de suas lojas: busca pelo sonho após anos de medicina
>São Paulo. Nesta semana o jornal Sala Vip inicia uma série de matérias abordando uma visão mais subjetiva da história de empreendedores de sucesso. Para esta primeira edição, convidamos o palestrante e treinador comportamental Jô Furlan para comentar os segredos da superação de Alberto Saraiva, fundador do Habibs.

Quando comecei a estudar sobre a sua história de sucesso, descobri que era médico. Minha curiosidade foi ainda mais estimulada. Qual é a relação entre medicina e comida árabe? Para completar e aumentando a minha estranheza, descendente de portugueses!
Você pode achar que estou ficando maluco, mas sim é possível! Provavelmente você já provou uma de suas receitas, afinal, quem nunca tomou um lanchinho rápido no HABIBS ou comeu uma esfiha num preço que julgavamos ser impossível. Estou falando de um homem que se tornou uma lenda dentro do mundo da alimentação mundial – Alberto Saraiva.
A primeira vez que o vi me chamou atenção a paixão com a qual falava sobre aquilo que já realizou, administra e que dia-a-dia se expande além das fronteiras do nosso próprio país. Conhecer os extraordinários números hoje gerados pelo grupo, permite a cada um de nos, continuar a acreditar na capacidade de realização e superação do ser humano. Criatividade, incansável dedicação, visão estratégica, liderança inspiradora e “Inteligência do Sucesso” são algumas das características que podemos atribuir ao Alberto. Para alguns amigos desde o tempo da faculdade, Alberto Saraiva era alguém com idéias pouco comuns de como cuidar de pessoas e ganhar dinheiro dentro da medicina. Ele falava sobre atender as pessoas gratuitamente e ter serviços complementares que agregassem valor comercial e gerassem lucro. Perceba como ele pensava: foco em cuidar de pessoas e lucro resultado do valor agregado.
Quando resolveu assumir o seu lado comercial, afinal estamos falando do maior vendedor de comida árabe do mundo, fez uma escolha difícil e para muitos incompreensível: “Sou medico e sei que poucas pessoas teriam a coragem de largar a medicina para se dedicar a área de alimentação”. Como ele mesmo me disse em um dos nossos breves encontros, “Fui fazer aquilo que me dava mais prazer”. Uma decisão desafiadora que o tempo mostrou estar repleta de sabedoria. Numa dedicatória de seu livro, escreveu- me assim: “Jô também como médico é possível vencer como comerciante. Ame seus clientes”.
Os desafios do seu inicio de vida na faculdade de medicina foram inúmeros: cursar uma faculdade de tempo integral e ao mesmo tempo assumir o negócio da família, após a morte súbita de seu pai durante um assalto a sua padaria, mais uma vitima da violência urbana. Alberto tinha apenas 19 anos e já sentia o peso de tanta responsabilidade. Para alguns, motivo de desculpa para outros desafio e superação.
Fiquei emocionado no momento em que ele com a voz embargada disse as centenas de pessoas que o assistiam: “São Paulo eu já te perdoei, aqui eu ri e chorei, senti a dor da ausência e a satisfação da realização. São Paulo aqui eu venci. Perdôo você pelo que me tirou a agradeço ao mundo pelo que recebi”. Apresento a vocês a historia de Sucesso de um homem que criou um gênio, democratizou a alimentação em restaurantes no Brasil, criou o maior rede de fast food de comida árabe do mundo e continua a assombrar seus concorrentes que se perguntam: o que ele vai inventar agora?
Histórias de Sucesso como essa, podem influenciar, inspirar e transformar vidas.

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É realmente fantástico buscar histórias de sucesso e comportamentos que geraram cases notáveis. Felizmente somos um país de grandes empreendedores e realizadores. Muito comumente quando andamos com nossos carros pelo trânsito de muitas das grandes cidades, nossos olhares buscam um local para estacionar o mais próximo possível do nosso destino. Nesse sentido, milhões de pessoas já reconhecem numa marca o sinônimo de confiança e excelência em atendimento: bem-vindo à ESTAPAR. Uma marca bem familiar para boa parte dos moradores das maiores cidades do Brasil, ou melhor, de oito estados e da capital federal. Estacionando alguns milhões de carros por mês, a Estapar tornou-se exemplo de referência no setor de estacionamento na América Latina. Um dos autores dessa proeza é Helio Cerqueira.
Cerqueira começou no ramo de estacionamento em 1972, se oferecendo para um emprego que havia sido ofertado por um empresário paulistano a um conhecido seu. Este empresário via grandes possibilidades no setor de estacionamentos. Helio na época era um “micoempresario” – isso mesmo “mico” porque me disse que muitas vezes não recebia pelo trabalho realizado. Ele era topógrafo. Trabalhou em grandes obras como a avenida Faria Lima. Sua profissão era medir espaços e, com o crescimento urbano, se perguntava onde iriam colocar tantos carros.
Quando soube da proposta feita a uma pessoa próxima, para estruturar uma empresa nesse setor, ficou empolgado. Na época, estacionar carros era sinônimo de exploração de espaço e não prestação de serviço. Pessoalmente, Hélio se sentia ofendido com a forma pela qual era atendido na maioria dos estacionamentos e dizia a si mesmo: “Imagine se alguém fizesse isso de forma profissional e competente?”. Aquela oferta era de fato a solução que ele desejava, porém o primeiro desafio seria lidar com o risco da rejeição. Afinal, o convite não fora feito a ele e, sim, a outra pessoa. Mas ele decidiu que tinha mais a ganhar do que a perder. Candidatou-se ao emprego, falou de algumas de suas idéias e foi contratado. Isso foi motivo de brincadeira para muitos amigos: deixar de ser topógrafo e microempresário para ser manobrista. Na verdade, não era essa a realidade.
Com o passar dos anos, a demanda por espaço ficou cada vez mais evidente e determinante no sucesso de um empreendimento imobiliário. Nos anos 80, numa associação com seu irmão cujo nome em muito se assemelhava ao seu - Helio Francisco Alves Cerqueira, o Cerqueirinha - fundou a rede ESTAPAR.
De acordo com ele, independente do carro modelo “vete”- Chevette ou Corvette -, seu automóvel será sempre bem cuidado. Perguntei-lhe sobre a sua maior virtude e ele me respondeu “teimosia”. O que aparentemente poderia ser defeito, aliado a crenças construtivas, empreendedorismo e visão, tornou-se persistência, determinação, esperança e uma constante inquietação capaz de fazer da disciplina um lema, uma missão corporativa de fato.
Seu negócio não eram estacionamentos e, sim, estacionar carros de forma inteligente e harmônica. Seu conceito ultrapassou os muros e as garagens, chegando ao segmento on-street, com serviços de Zona Azul Eletrônica operada por parquímetro multivagas. Um modelo muito difundido no mundo, já em funcionamento em muitas cidades do Brasil, que se tornou referência mundial de qualidade.
A Estapar não pára de crescer e de inovar. Seus diversos serviços atendem aos mais altos padrões internacionais. Perguntei a ele se imaginava chegar tão longe e, para minha surpresa, me respondeu: “Andamos muito. São anos e anos trabalhando comprometidos com um intenso processo de melhoria contínua, mas temos muito o que realizar ainda. Sempre acreditei que seria possível prestar um serviço de padrão diferenciado e operar por todo o Brasil. Seria apenas o resultado de um trabalho realizado com o máximo de seriedade, amor, dedicação e profissionalismo”.
Então, percebam o quanto a ousadia, aliada à disciplina e à determinação, podem realizar. O modelo e a marca de Helio são hoje amplamente copiados por todo o país. Sua inquietação construtiva e coragem continuam a mudar paradigmas urbanos e empresariais. Você consegue imaginar prédios comerciais, shoppings, hotéis, hospitais, restaurantes e outros locais tão importantes sem estacionamento? Eu também não. Enxergar além do tempo, mais que uma virtude, é uma característica de pessoas que constroem grandes histórias de sucesso.

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